Minha foto
Para Compartilhar
"Para publicar com voz de louvor e compartilhar todas as Suas maravilhas." (Salmos 26:7)

FESTAS PAGÃS (Juninas)

     Meu compartilhar hoje, é sobre as festinhas juninas, julinas e até agostinas, fui em busca de suas origens para não ficar só na inquietação do meu coração. Vejo tantos cristãos participando ou de alguma forma não deixando que essa festividade passe em branco. "Se muitos fazem, porque eu também não posso fazer?????"

Essa comemoração teve início nos países católicos da Europa, que organizavam os festejos para homenagear São João, Antônio e São Pedro. O Brasil foi conhecer a festa junina através do contato com a cultura dos colonos portugueses. Uma pincelada rápida por algumas práticas:

Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento as imagens juninas citadas acima. Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.

Bandeirinhas: Há muitos anos, era comum que nas festas juninas as imagens das três imagens (S. Antônio, S. João e S. Pedro) fossem gravadas em grandes bandeiras coloridas. Essas bandeiras eram colocadas em água em evento conhecido como lavagem das imagens. A ideia era a purificação da água e de quem se banhasse com ela. Com o passar do tempo, as grandes bandeiras – ainda presentes em alguns lugares – deram lugar às famosas bandeirinhas em alusão a esse ritual.

E aí, cabe pra você ou não fazer? Não vou me prolongar no assunto, seria somente um compartilhar do significado, cada um tem a liberdade de ter suas práticas. Houve dias em que eu achava tudo inocente e normal, mas hoje eu prefiro ficar com o alerta do amor de Deus, referente a virarmos as costas ou tamparmos os ouvidos quando Deus nos orienta em relação as coisas abomináveis. Como sempre devemos buscar e esperar Deus confirmar todas nossas inquietações e dúvidas, e essa foi a resposta que veio no decorrer do meu devocional de hoje. Se quiser tentar entender também, te convido para dar uma passada por Oséias capitulo 11, é bem pequeno. Se você veio até aqui, quem sabe Deus quer te confirmar também. Corre lá! 


Oséias capitulo 11: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/os/11


Jackeline Matos

jackelinematos.blogspot.com.br


"Para publicar com voz de louvor, e compartilhar todas as Tuas maravilhas." Salmos 26:7


"O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam."

Comentários

SOBREVIVI!!!

SOBREVIVI!!!
Por alguns dias eu perdi a paz, por outras noites eu perdi a luz, mas não tirei jamais e nem vou tirar os meus olhos de Jesus. Sobrevivi! Fiquei mais forte aprendi, machucou mas estou de pé, a dor não foi maior que a minha fé. Deus pode curar qualquer ferida e como todos os sobreviventes (e curados emocionalmente) eu estou dando mais valor à vida.

E-mail: jackeline.sing@hotmail.com