segunda-feira, 23 de setembro de 2013

JUGO DESIGUAL

Compartilhando o que tenho lido, tenho sentido ser de Deus e tenho visto...

Texto:- II Coríntios 6:14-18

O que é um jugo? Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, jugo pode ser: Canga de bois; junta de bois; espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos; sujeição; domínio; opressão.

Quando analisamos um dos significados de jugo, mais precisamente a sujeição, estamos falando de alguém que tem influência sobre outro, a ponto de torná-lo como escravo. Jugo desigual é, portanto uma forma de sujeição em que aparece somente o lado de quem domina, ou sujeita, ignorando o direito do outro, o sujeitado.

No Texto proposto, no versículo 15, o escritor nos diz que não pode haver harmonia entre Cristo e o Maligno. Não deve haver nenhuma ligação permanente entre o crente e o mundo controlado pelo diabo que o comprometa na luta contra Deus. (O incrédulo pode por influência, fazer com que o crente se volte contra Deus, tornando-se seu inimigo). Na dinâmica da vida cristã, qualquer ligação com incrédulos que tende a diminuir o amor ou mudar a direção da peregrinação para Deus é um jugo desigual. (I João 2:15; Dt. 22:10 – com junta de boi e jumento).


Provérbios 6:12-19.
O homem de Belial - Uma pessoa malvada. A palavra vem de duas palavras hebraicas que conjuntamente significam “sem proveito”. No texto de II Co 6:15, Paulo traduz estas palavras por “Maligno”. (vers. 14, 15, 17,18)

Conclusão:- Quem são seus amigos? Quem são seus companheiros de trabalho? Quem são seus companheiros de escola? Quem é sua namorada? Quem é seu namorado? Observe-os bem, para não se colocar num jugo desigual, desfrutando de amizades e companheirismos de pessoas que muitas vezes são enquadradas pela Palavra de Deus, como filhos de Belial e semeadores de Contendas. Você está debaixo de algum jugo desigual? Entregue-o a Cristo, e se você já está debaixo de uma aliança de um jugo desigual, deve saber que o risco e a pressão de ficar fora da vontade de Deus será grande. Suave é estar com Cristo e debaixo da Sua vontade, pois nesta não haverá desigualdade, pois Cristo não te forçará a carregar nada além do que você possa suportar. Mas, é você quem escolhe!

Pr. Ubirajara Quintino


http://eivoceestaai.blogspot.com.br/

Jackeline Matos
"Para publicar com voz de louvor, e compartilhar todas as Tuas maravilhas. Salmos 26:7 "