Minha foto
Para Compartilhar
"Para publicar com voz de louvor e compartilhar todas as Suas maravilhas." (Salmos 26:7)

ALIANÇA

Mais um tema dos nossos encontros em Palhoça, em: "O QUE A BÍBLIA DIZ?"



Aliança - s.f. Anel de noivado e casamento. Compromisso, sinal.
Fig. União, aliança de autoridade. Aliança de palavras, aproximação de duas palavras contraditórias formando uma expressão original; Pacto, Segundo a Bíblia, Deus concluiu aliança com Adão, Noé, Abraão e Moisés.

Quem não conhece a história de Noé? É nessa história que vemos uma das histórias mais conhecidas da aliança de Deus como o homem. E esse versículo me fez pensar um pouco enquanto escrevia algumas coisas sobre esse tema, o que Deus diz para Noé... "Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz." (Gênesis 8:21) Mesmo sabendo que nosso coração seria sempre inclinado para o mal, Deus decide fazer uma aliança com o homem, e diz à Noé: "Eu estabeleço a minha aliança com vocês e com as suas descendências. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra." (Gênesis 9: 9 e 12) Por isso que sempre que olho o arco-íris no céu, imagino Deus falando com Noé, pois foi para mim e para você o recado também, ou seja, a aliança é conosco!
Uma das histórias que aprecio na bíblia são os relatos da vida e postura dos reis do passado. Então escolhi dois reis que fizeram alianças, vejamos como eles começaram e como eles terminaram...

REI JOSIAS - Foi rei de Jerusalém e um dia ele desejou saber o que estava escrito nos livros da lei de Deus (era a bíblia que eles tinham, os relatos do início da bíblia que temos hoje), pois seus antepassados haviam deixado de lado a obediência ao Senhor e de ler e dar ouvidos as escrituras. Então depois que o sacerdote leu para o Rei Josias e para o povo, eles se reuniram e decidiram fazer uma aliança... "O rei colocou-se na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus preceitos e decretos. Então todo o povo se comprometeu com a aliança." (2 Reis 23:3)

Fiquei maravilhada com essa história, que muitos e muitos, tenham essa oportunidade e façam essa escolha também! Triste é saber que esse povo se desviou e esqueceu da aliança que fizera, depois que o rei Josias morreu. Então eu chego a conclusão que esse povo fez aliança somente com o homem, no caso o rei, e esqueceu-se que essa aliança proposta por Josias, era para com Deus.

REI JOSAFÁ - Esse rei de Judá também foi um rei que agradou o coração de Deus, e antes de tomar qualquer decisão, ele sempre buscava orar e esperar no Senhor uma resposta. Ele foi bem sucedido em tudo que fazia e em todas as suas batalhas. Mas, um dia ele fez um negócio comercial com o rei Acazias, que era rei de Israel e vivia longe da vontade de Deus, tinha uma vida ímpia. Veja o que a bíblia relata..." Posteriormente, Josafá, rei de Judá, fez um tratado com Acazias, rei de Israel, que tinha vida ímpia. Era um tratado para a construção de navios mercantes. Depois de serem construídos os navios, um profeta de Deus disse para Josafá: 'Por haver feito um tratado com Acazias, o Senhor destruirá o que você fez.' Assim, os navios naufragaram e não puderam sair para negociar." (2 Crônicas 20:35-37)

Viu como é ruim fazer aliança com pessoas que estão longe da vontade de Deus? Por isso tudo que um homem (mulher) de Deus vai fazer, é necessário em primeiro lugar, consultar a vontade do Senhor. Tome muito cuidado com algumas alianças que te são propostas! É melhor correr para bem longe do jugo desigual que Deus nos alerta..."Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". (2 Coríntios 6: 14)

Imagine que estamos em uma grande batalha (sabendo que hoje vivemos pela graça de Cristo, e nossa luta não é contra o próximo e sim espiritual) e tudo que precisamos é estar alistados no exército de Deus, tendo um único general que se chama Jesus Cristo. Mas no meio do nosso pelotão tem soldado neutro, e que não está honrando a aliança. Então vejo que podemos estar vivendo algo parecido com a história dos homens de Efraim, veja... "Os homens de Efraim, flecheiros armados, viraram as costas no dia da batalha; não guardaram a aliança de Deus e se recusaram a viver de acordo com a sua lei. Esqueceram o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado." (Salmos 78:9-11)

Sabe o que eu entendo? Soldado que fica neutro ajuda o inimigo!

Será que temos dado as costas nos dias onde aqueles que estamos aliançados precisam mais de nós? Será se temos estado neutros em algumas das alianças que temos em nossa vida? Aliança é  compromisso, é dedicação, é fidelidade, e muitas vezes é renuncia e sacrifício, talvez por isso muitos estão deixando de se aliançar naquilo que Deus nos orienta. Como será que estão nossas alianças? Aliança com o cônjuge, com a família, com a igreja, com o trabalho, com a escola, com os amigos. Mas se em primeiro lugar nossa aliança não for com Deus, todas essas outras serão invalidas, ou falsas.

Para finalizar vamos ver a última aliança que podemos ter com Deus. A cruz é o sinal da última aliança que temos a oportunidade de nos reconciliarmos com Deus, e sermos feitos filhos e não somente criaturas. Foi ali na cruz que Jesus pagou o preço da aliança mais cara de todas que você possa ter, pois a vida dele foi o preço. " À igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens... a Jesus, mediador de uma nova aliança..." (Hebreus 12:24)

"Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior." (Hebreus 7:22)


E por isso todos nós que desejamos ter esse sinal, bem marcado, carimbado em nossos corações, a partir do momento em que aceitamos Jesus como único e suficiente salvador de nossas vidas, temos a garantia de um dia sermos reunidos como diz o Salmista: "Ajuntem os que me são fiéis, que, mediante sacrifício, fizeram aliança comigo." (Salmos 50:5)

Não sejamos como os flecheiros de Efraim, que viraram as costas para o que Deus estava fazendo e falando, não sejamos como muitos que tem quebrado suas alianças por tantas coisas ou por tão pouco. Que bom é saber que uma aliança não tem emenda, que ela é continua, ela só pode ser desfeita se for quebrada. E se por algum motivo viermos a nos esquecer, temos um Deus que não se esquece dela...

"Contudo, eu me lembrarei da aliança que fiz com você nos dias da sua infância, e estabelecerei uma aliança eterna com você." (Ezequiel 16:60)


Jackeline Matos
jackelinematos.blogspot.com.br

"Para publicar com voz de louvor, e compartilhar todas as Tuas maravilhas." Salmos 26:7


Gênesis 9:9
E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós

G

Comentários

SOBREVIVI!!!

SOBREVIVI!!!
Por alguns dias eu perdi a paz, por outras noites eu perdi a luz, mas não tirei jamais e nem vou tirar os meus olhos de Jesus. Sobrevivi! Fiquei mais forte aprendi, machucou mas estou de pé, a dor não foi maior que a minha fé. Deus pode curar qualquer ferida e como todos os sobreviventes (e curados emocionalmente) eu estou dando mais valor à vida.

E-mail: jackeline.sing@hotmail.com